domingo, 30 de maio de 2010

SANTÍSSIMA TRINDADE

Bem, 'jovs' como eu acho que vocês bem sabem, hoje Domingo (30) de Maio, é o Domingo de quê? Da Santíssima Trindade, pois é quem não sabe tá sabendo agora (risos).

"Celebramos o mistério da nossa fé, que nos distingue de todas as expressões de fé não cristãs do mundo. Quando afirmamos o mistério da Santíssima Trindade, tratamos da nossa própria identidade. Em nenhuma outra religião, Deus é entendido como Pai, Filho e Espírito Santo. É bem verdade, que todos os que vivem suas religiões expressam fé, devoção, amor e desejo de conversão do mundo, mas não a partir da revelação em Jesus Cristo, que é a revelação absoluta de Deus, e é Cabeça da fé revelada por vontade do Pai no Espírito Santo. Esta é a fé da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, a qual professamos no mundo e para salvação de todos.

O mistério da Santíssima Trindade é absoluto em nossa fé. Nele encontramos os ensinamentos legítimos para nossa vida na Igreja, na comunidade e na sociedade. Ele é o fundamento da nossa vida espiritual e familiar, vocacional, profissional e dialogal. A realidade de uma única natureza em três pessoas já nos chama a atenção para o fato da unidade e da comunhão. Ora, se somos o povo do Deus Trindade, não podemos agir de outra forma senão como sinais autênticos de unidade, que deve se manifestar na liturgia, na fé que professamos, na comunhão entre si e com os demais cristãos, na busca pela justiça e pela paz e no exercício do amor a todos, sem acepção de pessoas, raças ou nações, pois todos, mesmo que alguns desconheçam, pertencemos ao mesmo Criador. Nós cristãos, batizados em nome da Trindade (cf. MT 28,19), somos os verdadeiros responsáveis, no Espírito Santo, a manifestar ao mundo o amor de Deus e a beleza da salvação por meio de Jesus Cristo Nosso Senhor."

ICONE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

O ANJO DA ESQUERDA: A FONTE DO AMOR.

O anjo da esquerda se distingue dos outros dois pelos seus gestos, pelas suas vestes e as suas cores. É o único que tem as costas cobertas com o manto. Não se inclina rumo aos outros dois.

Sua majestade não é nem distante nem severa, seus movimentos manifestam docilidade. Ele simboliza o Pai, do qual o Filho e o Espírito procedem e a quem conduzem toda a criação.

O ANJO DE CENTRO: O AMADO.

No centro está o Filho, que se inclina e volta o olhar rumo ao Pai. A proximidade dos dois é tal que suas asas se sobrepõem.

O seu braço direito é grande e potente. É o braço criador do Pai. A sua mão expressa dois movimentos; com o dedo médio aponta o cálice sobre a mesa e com o indicador aponta o Espírito.

As cores da suas vestes são mais vivas, por isto atrai o olhar. Tudo indica plenitude de luz. Atrás dele está a árvore, símbolo da vida e da cruz

O ANJO DA DIREITA: O AMOR.

O terceiro anjo, tem o corpo alongado, como uma grande chama de fogo. A sua postura é mais aérea, como um sopro de vento. Os seus braços caem ao longo do corpo indicam a receptividade. O seu corpo amplamente curvado se inclina ao Pai e ao Filho. O seu braço esquerdo livre do manto, se completa com o braço direito do Filho que também está livre, simbolizando, como dizia Irineu, que o Filho e o Espírito são de certo modo, as duas mãos do Pai.
Atrás dele está a montanha, símbolo da divindade.



Enfim, somos muito pequenos para entender os mistérios da fé, e se é mistério não é para ser entendido!
Porém, prestem bem atenção! A Santíssima Trindade não são três Deuses, mas três pessoas que se fazem em uma pessoa distinta Deus, formando-se assim a unidade!


By. Yasmin Alencar (Pombal - PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua marca no nosso blog! Valeu! ;)